FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


page2image3820352 page2image3806688
ISSN:1984-9540 DOI: 10.12957/periferia.2019.43070


FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES



FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Noale de Oliveira Toja1
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
As fabulações na formação de professores, nos convida a criar diferentes manifestações curriculares que envolvem, imagens, sons e sentimentos. Os usos das narrativas cinematográficas, estimulam ‘conversas’ acerca dos diferentes ‘dentrofora’ das escolas, nas múltiplas redes educativas que formamos e nas quais nos formam. Como é criar fabulações com os usos de celulares, câmera, microfones, papelões, lãs, tecidos, como dispositivos e linguagens? Como ressignificar o currículo, quando os movimentos migratórios e a comida são artefatos, objetos, conversas, que irão destemperar o receituário e a prescrição do ‘fazersaber’ professora? Estas são inquietações que este ensaio traz a partir das experiências com o trabalho realizado no componente curricular, chamado PPP (Pesquisa e Prática Pedagógica), no curso de formação de professores, tensionando o sentir de outras sensações nos ‘fazeressaberes’ educativos. Nesse processo, dois vídeos foram criados, um deles traz a comida como expressão dos afetos. Sentar em torno da mesa, tomar um café da tarde, ou no meio da noite compartilhar as receitas de cuscuz e munguzá é abrir o corpo ao sentir, ouvir, cheirar, olhar e falar em torno dos processos e acontecimentos com as ideias que temos de ‘sermos professoras e professores’ e suas possibilidades de diferentes fabulações com os estudantes presentes nas turmas nas quais atuamos.
Palavras-chave: Redes educativas. Comida. Cineconversas. Currículo.



,
page1image3706624
1
page1image3671680
Doutoranda em Educação PROPEd/UERJ
Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
Linha de Pesquisa “Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais” junto ao GRPesq
Currículos, redes educativas, imagens e sons, com apoio CNPq, Capes, Faperj, UERJ (entre
2017
e 2022) coordenado pela Profa Dra Nilda Alves.
Desenvolve projetos nas áreas das artes e
tecnologias. E-mail: noaletoja22@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas