FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ISSN:1984-9540 DOI: 10.12957/periferia.2019.43070
FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Noale de Oliveira Toja1
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
As fabulações na formação de professores, nos convida a criar diferentes manifestações curriculares que envolvem, imagens, sons e sentimentos. Os usos das narrativas cinematográficas, estimulam ‘conversas’ acerca dos diferentes ‘dentrofora’ das escolas, nas múltiplas redes educativas que formamos e nas quais nos formam. Como é criar fabulações com os usos de celulares, câmera, microfones, papelões, lãs, tecidos, como dispositivos e linguagens? Como ressignificar o currículo, quando os movimentos migratórios e a comida são artefatos, objetos, conversas, que irão destemperar o receituário e a prescrição do ‘fazersaber’ professora? Estas são inquietações que este ensaio traz a partir das experiências com o trabalho realizado no componente curricular, chamado PPP (Pesquisa e Prática Pedagógica), no curso de formação de professores, tensionando o sentir de outras sensações nos ‘fazeressaberes’ educativos. Nesse processo, dois vídeos foram criados, um deles traz a comida como expressão dos afetos. Sentar em torno da mesa, tomar um café da tarde, ou no meio da noite compartilhar as receitas de cuscuz e munguzá é abrir o corpo ao sentir, ouvir, cheirar, olhar e falar em torno dos processos e acontecimentos com as ideias que temos de ‘sermos professoras e professores’ e suas possibilidades de diferentes fabulações com os estudantes presentes nas turmas nas quais atuamos.
Palavras-chave: Redes educativas. Comida. Cineconversas. Currículo.
Palavras-chave: Redes educativas. Comida. Cineconversas. Currículo.
,
1
Doutoranda em Educação PROPEd/UERJ
Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
Linha de Pesquisa “Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais” junto ao GRPesq
Currículos, redes educativas, imagens e sons, com apoio CNPq, Capes, Faperj, UERJ (entre
2017
e 2022) coordenado pela Profa Dra Nilda Alves.
Desenvolve projetos nas áreas das artes e
tecnologias. E-mail: noaletoja22@gmail.com
Comentários
Postar um comentário